segunda-feira, 28 de maio de 2018

FAZENDA DO PINHAL EM SÃO CARLOS

Este final de semana e o final de semana passado teve encontro internacional de Urban Sketchers em Araraquara-SP e São Carlos-SP.

(fonte: foto presente no perfil do artista Lauro Monteiro Filho, link: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10212814115933848&set=ms.c.eJw1yLkRACAMA7CNuDiPHe~_~%3BGEeBSiESKY92qGHUwZtFA~_Oq7f2jQDmZ5gUgXgqw.bps.t.1416964505&type=3&theater)


O evento chamado de "II Encontro Internacional de Desenho de Rua" foi organizado pelos professores e equipe técnica da UNIARA, pelo artista Lauro Monteiro Filho, e pelo grupo Urban Sketchers de Araraquara.

O arquiteto e ilustrador André Duarte Baptista de Torres Vedras-Portugal, veio junto com outros profissionais e artistas portugueses para participar da semana de Arquitetura da UNIARA, para falar de reabilitação urbana em sua cidade.

Na apresentação que aconteceu no dia 21 de Maio de 2018 no auditório da faculdade, reforçou muito como o desenho a mão é importantíssimo para o registro da paisagem da cidade, para a memória na comunidade, como  ferramenta entre arquitetos e artistas para desenvolver projetos e leituras urbanas.

Neste sábado aconteceu junto ao evento, o encontro do grupo Urban Sketchers de Araraquara e Urban Sketchers de São Carlos, na Fazenda do Pinhal.

(AUTOR: RICARDO FALCOSKI)

(FONTE: FOLDER DISPONIBILIZADO PELOS EDUCADORES DA FAZENDA DO PINHAL)

O dia amanhaceu super frio e ficou quente ao longo da manhã. Céu limpo com um sol de inverno. Pouco vento. Foi bom desenhar ao som de muitos pássaros e do som das árvores.


Porém fico sempre pensando se faz sentido um grupo de Urban Sketchers (desenhistas urbanos) desenhar paisagens bucólicas de fazendas. Significa que as fazendas são parte da cidade neste mundo contempoâneo? Não existe mundo rural, e tudo é urbano agora? É somente para treinar o desenho de paisagem? 


Enfim, é bom desenhar todas as paisagens criadas pelo homem e lá eu fui gastar um pouco de grafite e tinta sem pudor, junto com os amigos.


André Baptista nos apresentou alguns conceitos de um caderno de percursos urbanos para o registro do dia a dia na cidade através de desenhos.


Falou que o desenho precisa representar alguma característica emocional, conceitual que nos acontece no momento e que deste modo se traduz o espaço de forma gráfica.

Após sua fala percorremos o centro de pesquisa, a senzala, a casa grande e os jardins da Fazenda secular que morava a família fundadora da cidade, e que passa por um processo de restauração junto ao IPHAN, com cordenação de Denize Quinsler e equipe.



A visitação a Fazenda é aberta ao público mas precisa agendar a visita que é guiada por Educadores muito simpáticos e também com um café muito gostoso. O passeio tem o custo de R$ 15,00 por pessoa.

Os desenhos postados aqui foram feitos à mão livre, de observação no próprio local.

Materiais usados:


  • Lapiseira Caran d'ache com grafite 2B;
  • Caneta tinteiro preta Stabilo point 88, 0.4 fine;
  • Pincel 705 Keramik nº 4;
  • Pincel 705 Keramik nº 10;
  • Lápis "PITT" charcoal medio da Faber Castell; 
  • Aquarela Sakura Koi em pastilha;
  • Papel Winsor & Newton Medium Surface 100 lbs/ 220gsm, tamanho A5.


This weekend and last weekend had an international meeting of Urban Sketchers in Araraquara-SP and São Carlos-SP.
The event called "II International Street Design Meeting" was organized by UNIARA's professors and technical team, the artist Lauro Monteiro Filho, and the Urban Sketchers group from Araraquara.
The architect and illustrator André Duarte Baptista de Torres Vedras-Portugal, came along with other Portuguese professionals and artists to participate in UNIARA Architecture Week, to talk about urban rehabilitation in his city.
In the presentation that took place on May 21, 2018 in the college auditorium, he reinforced the importance of handwriting for the recording of the city landscape, for memory in the community, as a tool among architects and artists to develop projects and readings urban
This Saturday was the meeting of the group Urban Sketchers of Araraquara and Urban Sketchers of São Carlos, at Fazenda do Pinhal.
The day was super cold and it got hot in the morning. Clear sky with a winter sun. Little wind. It was good to draw to the sound of many birds and the sound of trees.
But I always wonder if it makes sense for a group of Urban Sketchers (urban designers) to draw bucolic landscapes from farms. Does it mean that farms are part of the city in this contemporary world? There is no rural world, and everything is urban now? Is it just to train the landscape design?
Anyway, it is good to draw all the landscapes created by the man and there I went to spend some graffiti and ink without shame, along with friends.
André Baptista presented us with some concepts of a notebook of urban routes for recording the day to day in the city through drawings.
He said that the drawing must represent some emotional characteristic, conceptual that happens to us at the moment and that in this way the space translates graphically.
After his speech we went through the research center, the senzala, the large house and the gardens of the secular farm that lived the founding family of the city, and that goes through a process of restoration next to the IPHAN, with cordenation of Denize Quinsler and team.
The visitation to the Farm is open to the public but you need to schedule the visit guided by very friendly Educators and also with a very delicious coffee. The tour costs R $ 15,00 per person.

Freehand drawings, sketches by landscape real time observation, made in local.
Materials:
  • Caran d'ache pencil with graphite 2B;
  • Blak Stabilo Pen, point 88, 0.4 fine;
  • Brush 705 Keramik nº 4;
  • Brush 705 Keramik nº 10;
  • Faber Castell pencil, "PITT" charcoal medium;
  • Sakura Koi Watercolor;
  • Winsor & Newton Paper, Medium Surface 100 lbs/ 220gsm, A5 size.


Siga o PENLAB também no:
Follow us also in:

Facebook: facebook.com/penlabbr/
Instagram: instagram.com/penlab_br
Site: ateliepenlab.blogspot.com.br



(PALETA DE CORES USADA NO DIA: AZUL INDIGO, LIGHT RED, BURNT UMBER, VERDE OLIVA, LARANJA, PAYNE'S' GRAY)




segunda-feira, 30 de abril de 2018

DESENHO DE FRUTAS AO SOM DE SINATRA

Este domingo Frank Sinatra me ajudou a desenhar.



Deitei na rede da varanda e deixei o lápis correr de acordo com o balanço da música. Pura sinestia. Um exercício gráfico que vale muito a pena a qualquer momento, experimentar expressar graficamente aquilo que estamos ouvindo.
Lembro que em determinado momento do desenho estava tocando "A man alone", mas outras tocaram e não lembro quais foram.
No papel branco apareceram curvas e mais curvas. Comecei então a colorir com giz pastel aquarelável de forma despropositada tentando achar equilíbrio de cores e tons, e lá para tantas, já noite, as cores e as curvas pediram para serem transformadas em frutas. Por que não?! Enfim, algumas frutas inspiradas pelo som do Sinatra e por uma lua cheia.

Os desenhos postados aqui foram feitos à mão livre, de memória.
Materiais usados:
- Lapiseira Caran d'ache com grafite 2B;
- giz de cera pastel aquarelável da Caran D'ache Neocolor 2;
- Papel CANSON 150g, tamanho A5.


This Sunday Frank Sinatra helped me draw.
I lay down on the hammock on the porch and let the pencil run according to the music swing. Pure sinest. A graphic exercise that is worthwhile at any time, try to graphically express what we are listening to.
I remember that at one point in the drawing I was playing "A man alone", but others played and I do not remember what they were.

On the white paper curves and more curves appeared. I then started coloring with watercolor pastel chalk in an unreasonable way trying to find balance of colors and tones, and there for so many, at night, the colors and the curves asked to be transformed into fruits. Why not?! Anyway, some fruit inspired by the sound of Sinatra and a full moon.

Freehand drawings, sketches by memory.
Materials:
- Caran d'ache pencil with graphite 2B;
Caran d'ache water-soluble wax pastels - Neocolor 2;
- Canson Paper, 150g, A5 size.

Siga o PENLAB também no:
Follow us also in:

Facebook: facebook.com/penlabbr
Instagram: instagram.com/penlab_br
Pinterest: http://pinterest.com/penlabbr





sexta-feira, 27 de abril de 2018

RETRATO PAUL SINGER (1932-2018)

Desenho livre de observação rápido e bem solto em homenagem ao Economista Paul Singer (1932-2018).
No dia 16 de Abril de 2018 ele faleceu. Foi importante no Brasil e no mundo pois formulou uma das grandes teorias que podem mudar o mundo, a Economia Solidária que se baseia nos princípios e fundamentos do cooperativismo e ajuda mútua. Para saber mais sobre a vida e obra ver os links abaixo:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Paul_Singer

http://trabalho.gov.br/trabalhador-economia-solidaria

http://www.numiecosol.ufscar.br/numi-ecosol/economia-solidaria

Fiz seu busto observando uma foto disponível no google imagens.

Desenho a mão livre de observação, retrato em homenagem ao economista e pensador Paul Singer (1932-2018) que faleceu no dia 16 de abril de 2018.
Materiais usados:

  • Lapiseira Caran d'ache com grafite 2B, 
  • Giz pastel aquarelável caran d'ache, 
  • Lápis "gioconda" extra charcoal da Koh-I-Noor, 
  • Lápis carvão vegetal Colorfix,
  • Papel Canson 150g tamanho A3.


Freehand drawing, a portrait in honor of the economist and thinker Paul Singer (1932-2018) who died on April 16, 2018.
Materials:

  • Caran d'ache pencil with graphite 2B,
  • Watercolor pastel chalk caran d'ache,
  • Koh-I-Noor extra-charcoal "gioconda" pencil,
  • Pencil charcoal Colorfix,
  • Canson paper 150g size A3.


Siga o PENLAB também no:
Follow us also in:

Facebook: facebook.com/atelie.penlab
Instagram: instagram.com/atelie_penlab
Site: ateliepenlab.blogspot.com.br