segunda-feira, 30 de julho de 2018

ÚLTIMO RAIO DE SOL EM SÃO CARLOS-SP, BRASIL


Neste dia fui comprar a janta no supermercado ao lado de casa. Estava naqueles dias de ritmo lento. Parei o carro no estacionamento e o sol entrava pela janela lateral, ofuscando.
Olhei para a paisagem e vi que o estacionamento do supermercado ficava ao lado do córrego da cidade, e um dos portões do estacionamento estava aberto mostrando a mata ao lado do córrego e ao fundo a cidade, com vista para os bairros Parque Santa Mônica e Vila Arnaldo.
Estava um tempo seco e uma fuligem compunha o cenário. Tudo estava em um tom avermelhado. Gravei a paisagem na minha cabeça e quando cheguei em casa registrei em aquarela somente.


(Paisagem feita de memória. Autor: Ricardo Falcoski)

O registro demorou em torno de 10 min. Elaborei as tintas e fiz pinceladas bem rápidas, na tentativa de compor a paisagem comente com manchas sobre manchas sem o uso de traços.


Os desenhos postados aqui foram feitos à mão livre, de memória.

Materiais usados:

- Pincel Keramik redondo 705, nº 10, pelo sintético;

- Pincel Keramik redondo 705, nº 04, pelo sintético;
- Pincel Winsor & Newton redondo Petit Gris Pur, nº 04, pelo natural de esquilo;
- Aquarela Sakura Koi em pastilha;
- Papel CANSON 150g, tamanho A4.

On this day I went to buy the dinner at the supermarket next to the house. It was in those slow-paced days. I stopped the car in the parking lot and the sun came in through the side window, dazzling.
I looked at the landscape and saw that the supermarket parking lot was next to the city stream, and one of the parking gates was open showing the woods beside the stream and in the background the city, overlooking the neighborhoods Santa Monica Park and Village Arnaldo.
There was a dry weather and a soot formed the scene. Everything was reddish. I recorded the landscape in my head and when I got home I registered in watercolor only. The registration took about 10 min. I made the paints and made brushstrokes very quickly, in an attempt to compose the landscape with stains on stains without the use of traces.

Freehand drawings, sketches by landscape memory.
Materials:

- Round brush Keramik 705, nº 10, synthetic hair;

- Round brush Keramik 705, nº 04, synthetic hair;
- Round brush Winsor & Newton Petit Gris Pur, nº 04, natural Squirrel hair;
- Sakura Koi Watercolor;
- Canson Paper, 150g, A4 size.


Siga o PENLAB também no:
Follow us also in:

Facebook: facebook.com/penlabbr

Instagram: instagram.com/penlab_br
Pinterest: http://pinterest.com/penlabbr




PÔR DO SOL NA PRAIA


Este desenho foi um treino. Resolvi testar pinceladas com pincel seco e também quis testar as interferências entre aguadas.


(Paisagem feita de memória. Autor: Ricardo Falcoski)

Usei pouca água quando quis que as cores se misturassem no papel porém o efeito do pincel seco ficou bacana para o reflexos.

Depois deste desenho aprendi no livro do Félix Scheinberger, "Aquarela para Urban Sketchers" , da editora GG, que o ideal é mergulhar as folhas de papel em uma bandeija de água, fixa-la em um suporte rigido e esperar secar naturalmente, para depois executar a aguada. Agora só faço assim.

Os desenhos postados aqui foram feitos à mão livre, de memória.

Materiais usados:

- Lapiseira Caran d'ache com grafite 2B;
- Pincel Keramik redondo 705, nº 10, pelo sintético;

- Pincel Keramik redondo 705, nº 04, pelo sintético;
- Pincel Winsor & Newton redondo Petit Gris Pur, nº 04, pelo natural de esquilo;
- Aquarela Sakura Koi em pastilha;
- Papel CANSON 150g, tamanho A4.

This drawing was a training. I decided to test brush strokes with a dry brush and also wanted to test the interferences between gouges.
I used little water when I wanted the colors to blend into the paper but the effect of the dry brush was nice for the reflections.
After this drawing I learned in Felix Scheinberger's book, "Watercolor for Urban Sketchers", by GG, that the ideal is to dip the sheets of paper in a water tray, fix it in a rigid support with tape and expect to dry naturally, to perform the watering. I just do it now.

Freehand drawings, sketches by landscape memory.
Materials:
- Caran d'ache pencil with graphite 2B;
- Round brush Keramik 705, nº 10, synthetic hair;

- Round brush Keramik 705, nº 04, synthetic hair;
- Round brush Winsor & Newton Petit Gris Pur, nº 04, natural Squirrel hair;
- Sakura Koi Watercolor;
- Canson Paper, 150g, A4 size.


Siga o PENLAB também no:
Follow us also in:

Facebook: facebook.com/penlabbr

Instagram: instagram.com/penlab_br
Pinterest: http://pinterest.com/penlabbr




quinta-feira, 26 de julho de 2018

CASARÕES HISTÓRICOS DE SÃO CARLOS-SP, BRASIL 003

Este é mais um post sobre casas históricas na cidade de São Carlos-SP, Brasil. 

No dia 11 de Junho foi o momento para registrar casas antigas de São Carlos-SP.

Estava ótimo para uma caminhada na cidade, e quando animo para uma caminhada o caderno e as tintas sempre vão juntos.

Me encantei por uma casa, a observei por uns instantes e sentado na calçada, lá fiquei durante uma hora.

(local: edifício no cruzamento da rua Rui Barbasa om a Pe. Teixeira, feito a partir de desenho de observação, com o uso de grafite, nanquim e aquarela. Autor: Ricardo Falcoski. data: 11 de Junho de 2018)
Depois de umas semanas resolvi dar cor ao desenho, então, colori com aquarela e fiz os traços com caneta nanquim. Ficou com uma volumetria bem mais destacada.


(local: edifício no cruzamento da rua Rui Barbasa om a Pe. Teixeira, feito a partir de desenho de observação, com o uso de grafite, nanquim e aquarela. Autor: Ricardo Falcoski. data: 11 de Junho de 2018)

Os desenhos postados aqui foram feitos à mão livre, de memória.

Materiais usados:


- Lapiseira Caran d'ache com grafite 2B;
- Caneta a nanquim Mitsubishi UNI PIn 0.7 fine;
- Pincel com cerdas de nylon e reservatório de água Sakura Koi;
- Aquarela Sakura Koi em pastilha;
- Papel CANSON 150g, tamanho A4.

This is another post about historic houses in the city of São Carlos-SP, Brazil.
On June 11 was the time to register old houses of São Carlos-SP.
It was great for a walk in the city, and when I encourage for a walk the notebook and the paints always go together.
I marveled at a house, watched it for a moment, and sat on the pavement, stayed there for an hour.
After a few weeks I decided to color the drawing, so I colored it with watercolor and made the strokes with an ink pen. It had a much more prominent volumetry.

Freehand drawings, sketches by landscape real time observation, made in local.
Materials:
- Caran d'ache pencil with graphite 2B;
- Black nanquin Pen, Mitsubishi UNI Pin, point 0.7 fine;
- Sakura Koy Nylon brush with reservoir;
- Sakura Koi Watercolor;
- Canson Paper, 150g, A4 size.


Siga o PENLAB também no:
Follow us also in:


Facebook: facebook.com/penlabbr

Instagram: instagram.com/penlab_br
Pinterest: http://pinterest.com/penlabbr